MSN

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bathory


Bathory foi uma banda de black metal e viking metal formada em 1983 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, pelo multi-instrumentista Thomas "Quorthon" Forsberg. A banda é considerada uma das percussoras tanto do black metal quanto do viking metal. O Bathory acabou em definitivo no ano de 2004, quando Quorthon faleceu. O nome Bathory é uma homenagem à condessa húngara Erzsébet Báthory, considerada a serial-killer mais famosa da Hungria.

Primórdios (anos 80)
O Bathory nasceu quando Quorthon e mais dois amigos, o baterista Jonas Akerlund e o baixista Freddan Hereafter, se juntaram para tocar covers. Como a maioria das bandas, o Bathory começou em uma garagem, onde segundo o próprio Quorton, era tão pequena que mal cabiam os músicos.
Por ser um projeto apenas de estúdio, não realizando apresentação em shows, uma das únicas gravações em imagem da banda é o videoclipe da música “One Rode To Asa Bay” do álbum Hammerheart.
O primeiro álbum da banda é denominado Bathory, um álbum de black metal clássico. Seu lançamento ocorreu em 1984, com a capa preta e o bode dourado (símbolo da banda), mas como o preço ficou elevado, o logotipo foi prensando em branco, e apenas algumas capas foram impressas com o bode dourado, a qual ficou conhecida como “The Yellow Goat”.
Em 1985 a banda lança seu segundo disco, “The Return...”. Destaca-se a música "Born For Burning", dedicada à bruxa Marrigje Ariens.
É lançado em 1987 o álbum “Under The Sign of the Black Mark”, onde a música “Woman of Dark Desires” é dedicada a Elizabeth Bathory.
Em 1988 a banda lança o álbum "Blood Fire Death", é notada uma evolução musical de Quorthon e o disco é considerado o lançamento do gênero Viking Metal. Sua capa é uma obra do pintor Peter Nicolai Arbo, intitulada Åsgårdsreien.
No ano de 1990 é lançado o álbum "Hammerheart", marcado com o lançamento do único videoclipe da banda. Neste álbum as letras são totalmente voltadas para a temática Viking.
Em 1991, “Twilight of Gods” é lançado, álbum que contém em sua contra-capa um trecho de Friedrich Nietzche onde o autor prega a época da Decadência dos Deuses.
A banda chegou ao seu fim no dia 6 de julho de 2004, quando Quorthon faleceu após sofrer um ataque cardíaco em sua própria casa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...